terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Impasse cancela aulas no Frei Godofredo nesta sexta-feira
fotopg11abreMD.jpg
Um bilhete avisando que a escola Frei Godofredo não teria aulas nos dias 11, 14 e 15 de fevereiro pegou muitos pais de surpresa nesta quinta-feira. O cancelamento das aulas foi motivado pela mudança repentina na direção da escola e pela falta de professores para lecionarem para os mais de 1400 alunos do educandário.

A decisão de cancelar as aulas foi tomada pelo Conselho Deliberativo da escola, que pretendia chamar a atenção da Secretaria de Estado da Educação para as dificuldades que o Frei Godofredo estava enfrentando.
A ideia do Conselho deu certo e na tarde de ontem, dia 10, depois de passar três dias afastada, a diretora Viviana Maria Schmitt dos Santos retornou para a escola, que desde o início da semana estava sem diretora. “Recebi a orientação de que eu ainda era diretora e deveria retornar. Agora vamos reorganizar a escola. Nesta sexta-feira ainda não teremos aulas, mas na segunda e terça-feira todos os alunos devem vir, pois teremos aulas normalmente”, explica Viviana.

Apesar de ter solucionado o impasse com relação à direção da escola, a falta de professores ainda é uma realidade no Frei Godofredo. Das 15 turmas de primeiro a quarto ano, cinco estão sem professores e para as turmas de Ensino Médio e Fundamental faltam professores de filosofia, matemática, física, artes, química e inglês.

O presidente do Conselho Deliberativo, professor Evaristo Luiz Ludwig, explica que das cinco turmas de primeiro a quarto ano que estão sem professores, duas precisaram ser dispensadas e ex-alunas voluntárias estão cuidando das crianças que os pais não têm com quem deixar e que vão até a escola mesmo sem ter aulas.

Tatilene Pereira é uma destas ex-alunas. Formada no ano passado, a jovem atendeu ao apelo da direção da escola e está indo todos os dias ajudar a cuidar dos pequenos que estão sem supervisão de um profissional. “Acho uma pena isso, pois prejudica as crianças. Adoro esta escola e por isso estou aqui, para ajudar”, afirma a garota.


O que diz a Gerência de Educação

A falta de professores é justificada pela gerente regional de Educação, Simone Malheiros, devido à falta de professores na primeira chamada. “A primeira chamada de professores que fizemos não contemplou todas as vagas. Teremos uma segunda chamada entre os dia 14 e 18 e aí acreditamos que todas as escolas terão seu quadro de professores preenchidos”, explica.

Além do Frei Godofredo, a escola Frei Policarpo, no Belchior, também está com falta de muitos professores em seu quadro. As demais instituições de ensino mantidas pelo Estado em Gaspar afirmam que faltam apenas poucos educadores e que devido a uma escala feita pelos professores efetivos estão conseguindo manter as aulas normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário