sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Discovery Chanel exibe documentário sobre a tragédia de 2008 no morro do Baú


Discovery Chanel exibe documentário sobre a tragédia de 2008 no morro do Baú


Desastre natural do complexo do Morro do Baú em novembro de 2008
Epagri/Ciram no Discovery Channel
Neste domingo, 6 de fevereiro, o Discovery Channel exibe, às 21h, o documentário Águas Mortais, para o qual a Epagri/Ciram foi uma das fontes de informação. O documentário se propõe a rever as maiores enchentes ocorridas na América Latina, especialmente no Brasil, para entender o que as provoca. Também mostra como análises, pesquisa e tecnologia poderiam ajudar as populações a se prepararem para o inevitável.
No ano passado uma equipe de reportagem do Discovery esteve em Santa Catarina entrevistando uma série de autoridades para a produção do programa. O meteorologista Clóvis Corrêa, da equipe da Epagri/Ciram, falou sobre os fenômenos meteorológicos extremos que ocorrem no Estado e suas características.
Águas Mortais, dirigido por Rodrigo Astiz, é uma coproduções Mixer com o canal Discovery Channel América Latina. Para saber mais e ver um trailer do documentário clique em http://vimeo.com/19477344.

Águas Mortais
Nos últimos anos, os registros de chuvas e inundações foram de destruição por todo o mundo. No caso da América Latina não foi diferente. Do nordeste do Brasil a Buenos Aires as catástrofes provocaram não só a perda de bilhões de dólares, mas também custou a vida de centenas de pessoas.
Aguas Mortais analisa em profundidade os eventos mais chocantes dos últimos anos no continente. Eles variam de chuvas incontroláveis, que matou dezenas na costa Sul do Brasilna véspera do ano novo em 2009, para as águas mortais que invadiu a Machu Picchu, deixando milhares de turistas retidos, e até mesmo “Catarina”, o primeiro furacão já visto sobre o Atlântico Sul, que causou mortes e pânico no estado brasileiro de Santa Catarina.
Os cientistas, engenheiros e especialistas em resgate analisam e revivem esses desastres. Eles nos ajudam a compreender as circunstâncias climáticas que criam chuvas mortais, os problemas urbanos e de saúde que causaram centenas de mortes e, finalmente, como salvar vidas, se acontecer novamente no futuro.
Do ponto de vista dos climatologistas, uma coisa é certo: essas catástrofes só irá aumentar em intensidade e frequência. É a marca de um planeta com um clima que está ficando mais quente e cada vez mais instável. É mediante as suas pesquisas sobre o futuro do clima que vamos entender como o que já foi uma chuva regular pode tornar-se um dilúvio mortal no futuro.

Fonte: escrito por Gisele Dias, assessoria de comunicação da Epagri/Ciram e Rodrigo Astiz.
O que você pensa de si mesmo é muito mais importante do que os outros pensam de você!

Um comentário:

  1. Foi assim que vim parar deste lado do mundo. Como já tinha perdido tudo numa enchente em curitobas, sabia o que eles estavam passando. Já tinha visto famílias perderem não só as coisas como a vida de pessoas. Parentes, amigos e vizinhos arrasados, coisa que jamais vai aparecer na mídia. Vim para SC ajudar e aqui fiquei. E a garra deste povo não tem como descrever.

    ResponderExcluir