sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

03/Fev/2011
“Estou muito animado com o desafio de ajudar a Dilma a construir o Brasil” Imprimir E-mail
Em entrevista exclusiva, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), que assumiu seu quinto mandato na Câmara, em Brasília, na terça-feira, 01 de fevereiro, fala sobre os temas que devem dominar a agenda do Legislativo nos próximos quatro anos.
 
Deputado, como o senhor enxerga este quinto mandato na Câmara Federal?
João Paulo: É uma emoção muito grande, pois a cada mandato tenho mais responsabilidade. Ao aumentar os votos obtidos cresce nossa representação e os compromissos, fazendo com que a gente trabalhe cada vez mais. Ao invés de representar acomodação, o quinto mandato significa mais vontade de trabalhar, mais necessidade de corresponder aos anseios do povo de São Paulo e do Brasil como um todo. Fico emocionado de ter meu quinto mandato, mas fico muito, mas muito mesmo animado com o desafio de ajudar a Dilma a fazer um grande Brasil nos próximos anos.
 
Na opinião do senhor, qual é o papel de um deputado?
João Paulo: Nós somos 513 deputados, oriundos de 27 Estados e representando 22 partidos no Brasil. De 195 milhões de brasileiros, nós 513 fomos escolhidos seus representantes. Temos a grande responsabilidade em consolidar a democracia, porque a democracia do Brasil passa por aqui, onde está sua representação. Aqui fazemos os grandes debates: sobre o salário mínimo, política agrária e agrícola do país, educação, Pro-Uni, fator previdenciário, reforma tributária, reforma política, enfim, por aqui passam todos os debates que ajudam a fazer nossa sociedade avançar. Então, nosso papel é consolidar a democracia e continuar garantindo e cultuando a liberdade que nós temos no Brasil, além de ajudar nossa companheira Dilma a continuar transformando o Brasil no país que todos os brasileiros sonham.
 
Deputado, quais os pontos nos quais a bancada do PT concentrará sua energia?
João Paulo: A bancada do PT tem que se comprometer com a pauta do governo, pois é um governo do PT também. Temos dois graus de debate na Câmara: o primeiro é de forma específica e trata de temas como salário mínimo, fator previdenciário, a PEC 300 (remuneração dos policiais militares) e uma série de outros assuntos. Depois, temos temas mais amplos como as reformas política e tributária, entre outros. Essas são as nossas prioridades. O PT, além disso, tem que trazer para o debate as 40 horas semanais que interessam aos trabalhadores. Tem que debater o reajuste na tabela de imposto de renda para os trabalhadores. Tem que trazer a PEC do trabalho escravo para acabar com este absurdo no Brasil. Esses são alguns pontos onde precisamos colocar nossa energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário