sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ENEN

Veja perguntas e respostas sobre a falha na prova do Enem
Autor: Folha de São Paulo
Data: 9/11/2010



Estudantes que fizeram a prova do Enem no último fim de semana apontaram problemas na elaboração e aplicação do exame. Por conta disso, o Inep, instituto responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), afirmou ontem que estuda aplicar outra versão do teste a alunos que foram afetados pelo problema.
O problema ocorreu em algumas provas do caderno amarelo. Ao todo, as provas são divididas em quatro diferentes cores. Segundo o Inep, a orientação aos fiscais era para que as provas com falhas fossem trocadas na hora. O instituto admitiu, no entanto, que em alguns casos isso não ocorreu.
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, afirmou ontem que ainda investigada a responsabilidade pelas falhas. Ele afirmou que só soube do problema após as 13h de sábado, embora o edital previsse que funcionários do Inep teriam que aprovar as provas na gráfica.
Veja algumas perguntas e respostas sobre o problema:
Quem preencheu o cartão-resposta obedecendo os cabeçalhos e não a sequência númerica das questões pode ser prejudicado?
De acordo com o MEC, os estudantes que responderam desse modo não terão prejuízo. O governo afirma que o aluno poderá pedir pelo site www.inep.gov.br para que a correção seja feita seguindo a ordem do cabeçalho.
Como e a partir de quando pode ser feita a reclamação?
O presidente do Inep afirmou que entrará no ar na quarta-feira o sistema que permitirá aos candidatos pedir que sua prova seja corrigida em uma ordem diferente de questões. O prazo para os pedidos vai até o dia 16 de novembro.
Como será calculada a nota de quem respondeu a uma das provas amarelas que tinham menos questões ou questões repetidas?
O ministério ainda não tomou uma decisão final sobre o assunto, mas estuda aplicar outra versão do exame a alunos que fizeram a prova amarela que apresentou problemas. No ano passado, estudantes do Espírito Santo que perderam a prova devido a uma enchente puderam fazer o exame posteriormente, na data marcada para aplicação em presídios. Neste ano, eles farão a prova nos dias 6 e 7 de dezembro (segunda e terça-feira)
Quantas pessoas foram afetadas pelos problemas na impressão das provas?
O problema nas provas amarelas ainda está sendo dimensionado. Uma estimativa preliminar e extraoficial é que cerca 2.000 estudantes tenham feito a prova incompleta.
O exame deste ano pode ser anulado?
Em entrevista coletiva anteontem, Joaquim José Soares Neto, presidente do Inep (órgão responsável pela realização do exame), afirmou que não há nenhuma possibilidade de isso acontecer.
Algumas questões apresentaram mais de uma resposta correta. Como proceder?
O problema foi identificado por alguns professores de cursinhos que fizeram a correção da prova. O professor de matemática do Objetivo Gregório Krikorian apontou o problema na questão 156 da prova amarela. Para ele, o MEC não precisaria fazer o cancelamento da questão, mas considerar as duas respostas --B e D-- como possíveis. O gabarito oficial ainda não foi divulgado.
Quando será divulgado o gabarito do Enem?
Os gabaritos estarão disponíveis no site do Inep amanhã, às 18h, de acordo com o ministério. Os quatro modelos de prova devem ser disponibilizados no mesmo site até o meio-dia de hoje
Quando sai o resultado?
O MEC diz que o resultado sairá até 15 de janeiro
Quando será disponibilizado o desempenho individual dos candidatos?
Os estudantes poderão acessar os resultados individuais na página do Enem (www.enem.inep.gov.br), mas o MEC ainda não divulgou a partir de que data isso poderá ser feito
Onde é possível tirar outras dúvidas sobre o Enem?
Por meio do Fala Brasil (0800-616161 ou falabrasil@mec.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário