segunda-feira, 6 de junho de 2011


Um jogo delicado

Atuando diretamente sobre o impasse da greve e respondendo pelo governo, o secretário adjunto da Educação, Eduardo Deschampas, ficou ligado com os técnicos da Secretaria da Administração. Acompanhou as duas simulações sobre os pedidos prioritários do Sinte e as repercussões financieras. As projeções estarão concluídas esta manhã e serão submetidas ao governador Raimundo Colombo, a quem caberá bater o martelo. Deschamps declara-se um “otimista incorrigível” e diz estar trabalhando por um entendimento.
A presidente do Sinte, Alvete Bedin, também espera que hoje venham boas notícias do Centro Administrativo. A premissa é simples: se o governo faz simulações é porque considerou a contraproposta do Sinte e, portanto, examina a possibilidade de aprová-la, em parte ou no todo.
Um delicado jogo político começa a ser travado a partir desta segunda-feira. O governo teve um pesado desgaste com a greve. Ficou claro que acabou surpreendido com a força do movimento dos professores e a qualificada atuação da nova diretoria do Sinte. Os parlamentares da base aliada estão sendo pressionados em suas bases, como se registrou no fim de semana em Lages. O líder do governo, Eliseu Matos, do PMDB, foi cobrado outra vez por conterrâneos e eleitores. Até conselhos para que deixe a liderança do governo na Assembléia ele recebeu na região serrana. Para se ter uma idéia da nova estratégia do Sinte, até a Casa Militar do Governo tem feito boas referências sobre o nível das ações políticas dos novos líderes.
Raimundo Colombo continua enfatizando que deseja a solução e que continuará as negociações. A greve já foi longe demais. Os professores, por seu turno, também tem limites na mobilização. Com o tempo, a paralisação começa a cansar, e os professores, desanimados, podem perder fôlego.
Nesse enfrentamento, vale mais a competência das partes em avaliar até onde este cabo de guerra pode esticar. Numa greve como esta a capacidade de resistência é muito difícil de ser medida

Moacir Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário