segunda-feira, 6 de junho de 2011

Me emocionei ao ler...lembra tbm minha história


Um novo testemunho

“Boa tarde Moacir, obrigada pelo espaço que tens dado à educação em teu blog. Lendo tantos depoimentos tão significativos e verdadeiros resolvi escrever o meu também.
Como muitos outros educadores de SC, sou de uma geração que fez muitos sacrifícios para frequentar a escola. Longas caminhadas, trabalhos fora de casa (empregada doméstica) para garantir o acesso à sala de aula. Nascida no interior da Região Oeste do Estado, assim como meus irmãos, não tive o privilégio da pré-escola. As séries iniciais foram cursadas em uma escola multisseriada onde a professora, uma heroína, dava conta de duas turmas ao mesmo tempo, fazia merenda e limpava a escola com nossa ajuda.
Tive ótimos professores e desde muito cedo aprendi a ter respeito e admiração por esses profissionais que tão exemplarmente doam-se pela educação das pessoas desse país.
Por admiração e carinho segui a mesma profissão. A faculdade cursada a 300 Km de casa exigiu muito empenho e esforço em todos os sentidos. Veja como são as coisas: hoje minha cidade conta com uma Universidade, mas os cursos de licenciatura não formam turma!
Eu realmente gosto de estudar e buscar aperfeiçoamento é uma constante em minha vida. É também uma necessidade de minha profissão. Busquei o mestrado e doutorado na capital. Com todas as dificuldades que podes imaginar: longas viagens, ausência da família, despesas extras (mesmo em universidade pública), a não liberação do estado para estudos. Enfim, apesar disso tudo insisto. Quero ter a melhor formação possível, quero ser uma profissional melhor a cada dia, quero ser exemplo para meus filhos que muitas vezes me perguntam por que não desisto.
Espero realmente não desanimar e mostrar a eles que nada disso é em vão. Conheço o desafio, e como muitos dizem, sabia das agruras desse caminho antes de entrar nele. Porém, não me canso de acreditar que o que está errado pode ser corrigido e que podemos sim, transformar em realidade o sonho de uma estrutura educacional mais digna com alunos mais motivados e professores melhor preparados.
Minha trajetória não é infeliz. Os primeiros anos de magistério logo confirmaram minha vocação. Adoro o que faço, a escola tem sido, ao longo desses quinze anos, minha segunda casa onde realizo com satisfação minhas atividades profissionais. É também onde encontro meus melhores amigos, colegas e alunos. É o lugar pra onde também levo meus filhos, certa de que estão muito bem assistidos. O fato que me preocupa é que este lugar, a minha escola, assim como todo o sistema educacional de SC está ameaçado pela falta de prioridade e organização do Governo e que essa situação, que vem se agravando drasticamente nos últimos anos, tende a ficar muito pior caso não seja revertida em tempo.
Nós, profissionais da Educação de SC tomamos a decisão drástica de entrar em greve. Drástica sim, porque não a desejávamos. Assim como eu, muitos outros têm seus filhos nas escolas em que trabalham e os veem se aulas. Pra mim, como pros demais, o pior é supor que eles podem perder muito mais que
o ano letivo. Podem perder a qualidade de sua formação como cidadãos, a motivação de serem bons profissionais e a crença na justiça. Por isso vamos resistir até que seja necessário para garantir nossos plenos direitos.
Espero sinceramente que a proposta do governo não seja outra vez inaceitável, que ele honre sua função garantindo a certeza de um futuro melhor para a Educação em SC. Grande Abraço,
Professora Soeli Staub Zembruski – EEBNSS, Maravilha – SC.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário