sábado, 21 de maio de 2011

Etecs e Fatecs reivindicam melhores condições de trabalho em manifestação na Paulista


Depois de uma semana de greve, professores, funcionários e estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho nessa sexta-feira 20 (confira matéria sobre greve e políticas de bonificação). A concentração ocorreu no vão do Masp, na Avenida Paulista, e reuniu cerca de 800 pessoas, segundo a Polícia Militar. O protesto seguiu até a rua Bela Cintra, onde fica a Secretaria do Desenvolvimento, pasta responsável pelo Centro Paula Souza.
Professores e funcionários pedem novas negociações com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Em reunião, Alckmin propôs 11% de reajuste salarial e 60 dias para elaborar um novo plano de salário, mas a oferta foi rejeitada pelos grevistas, que prometem continuar parados. Trabalhadores das Etecs e Fatecs dizem que não recebem reajuste desde 2005, data posterior à greve de 80 dias ocorrida em 2004.
Além de reajuste, o movimento também reivindica mais benefícios –os professores ganham hoje 4 reais de vale-alimentação – e um plano salarial, que inexiste desde a entrada do governo PSDB no Estado de São Paulo. “Queremos reajuste e estabelecimento de uma política salarial. Precisamos repor perdas resultante desses 6 anos sem aumento. Funcionários tiveram perda de 70% e professores de 58%”, diz Salvador dos Santos Filho, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps).
Professores das Etecs recebem 10 reais por hora/aula, enquanto os das Fatecs, 18 reais. A greve já teve adesão de 60% a 80% das unidades, segundo sindicato, mas Salvador prevê novas adeptos depois da manifestação. As Etecs e Fatecs sofrem com evasão de professores e funcionários que buscam melhorar de vida em outros empregos.
MalabarismoUma das manifestantes sugeria em cartaz uma profissão bem mais rentável. Carla Keiko, malabarista e professora das Etecs Carlos Campos e Camargo Aranha na capital, afirma que é possível ganhar muito mais em uma hora de malabarismo no farol (entre 60 e 70 reais) do que como professora da Etec. Para complementar a renda, muitos professores e funcionários exercem outras profissões. A própria Keiko trabalha de bar tender durante a noite. “Os alunos até brincam, perguntando se a gente trabalha”, conta.
Durante a concentração, os participantes fizeram um minuto de “barulho” pela morte de estudante na USP na quarta-feira 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário