sexta-feira, 18 de março de 2011

Recebi por e-mail do companheiro Luiz

'Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem." Rosa Luxemburgo

Atenciosamente

Afinal: o que está acontecendo com a juventude universitária da FURB? Ou não é mais juventude, ou não sabe o que é ser universitário.
Uma pontuação importante acerca da juventude é aquela que diz respeito a uma postura de vida que olha o passado como possibilidade para o futuro, e uma pontuação importante para este tipo de olhar sobre o passado é a que posiciona a crítica, e o reordenamento do mundo em novas bases.
Por estas duas pontuações anteriores é que se explica a tensão provocada pela presença do Luis Carlos Prates na FURB ontem. Há os que se sabem jovens e que nisso se dão conta de sua tarefa sobre o mundo: protestam, desconfortam o silêncio de tumbas tão presente na universidade atual. Jovens que buscam um mundo com outras medidas e, nisso, descobrem que tudo que sabem ainda é pouco, muito pouco para fazer este mundo ser.
Por isso estes jovens pronunciam, por sobre o discurso conservador, sua esperança acerca do mundo: um mundo de liberdade e alegria, um mundo novo! Por isso, justamente talvez por isso, estes jovens da FURB tenham incomodado tanto no protesto de ontem: estão dizendo que querem e merecem mais... muito mais do que a mediocridade de uma figura que não é capaz de desenvolver, com propriedade e sentido, um único argumento sobre a vida.

E é imensamente triste ver que aqueles que deveriam constituir-se como "liderança" dos jovens rumo a um mundo diferente, se comprazem com a fragilidade de estúpidas palavras que, mais do que propagar o preconceito, fazem por matar os sonhos. Os que pela vida foram se tornando sábios compreendem que não há futuro possível na ausência dos sonhos! Parabéns aos que jovens e universitários, em sua ousadia, retomam em ato a convicção de que o futuro será parturido com os nossos grandes e melhores sonhos. E isso não tem conservador ou reacionário que seja capaz de nos tirar!
Um abração,
Catarina       

Nenhum comentário:

Postar um comentário