domingo, 14 de agosto de 2011


Vale terá universidade federal



A decisão política está tomada pela presidente Dilma Rousseff. O Vale do Itajaí vai ter a sua universidade federal. No primeiro momento, como extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Indefinido ainda se como uma extensão diferenciada ou como mais um “campus” fora da capital.
Identificada como uma das principais aspirações da comunidade de Blumenau e dos municípios do Vale do Itajaí, a universidade federal será oficialmente fundada na próxima terça-feira, dia 16 de agosto, em Brasilia. Vai acontecer no Palácio do Planalto com a assinatura de criação pela presidente Dilma Rousseff. O prefeito João Paulo Kleinubing e o reitor da Furb, João Natel, estarão presentes com outras lideranças.
Novos detalhes sobre este acontecimento histórico para o Vale do Itajaí e para o ensino superior catarinense foram examinados no gabinete de Relações Institucionais entre a ministra Ideli Salvati, o professor Henrique Paim, secretário executivo do MEC, e os deputados Décio Lima e Ana Paula Lima, ambos do PT.
A decisão da presidente da República tem um significado politico muito mais amplo do que a nova semente acadêmica que se lança em Blumenau. Ninguém tem dúvidas de que a criação de uma universidade federal e, especialmente, a federalização da Furb, constitui hoje uma reivindicação unânime das forças políticas e de toda a população.
A bandeira da federalização esteve presente durante a campanha presidencial do ano passado. Na última visita a Blumenau, a presidente Dilma Rousseff recebeu do prefeito de Brusque, Paulo Eccel (PT), um documento assinado por todos os prefeitos do Vale, contendo as três principais aspirações da região: federalização da Furb, mais rapidez na duplicação da BR-470 e agilidade na tramitação dos processos habitacionais pela Caixa Econômica Federal. O prefeito João Paulo Kleinubing(DEM) falou pelos subscritores e destacou que os pedidos representavam bandeiras com respaldo unânime das comunidades.









Nenhum comentário:

Postar um comentário