domingo, 14 de agosto de 2011



13 de agosto de 2011

Na recente visita a Blumenau, a presidente Dilma Rousseff avocou para seu gabinete a solução dos três problemas. A Caixa mudou a direção na região, o projeto de duplicação da BR-470 está em fase de conclusão e a universidade está sendo oficialmente criada.
Sinal positivo de novos tempos. Além de comandar uma faxina inédita nos órgãos federais corroídos pela corrupção, a presidente revela-se uma gestora eficiente uma liderança política que cumpre o prometido. E com uma elogiável velocidade, fato raro na administração pública em seus três níveis.
João Paulo Kleinubing e Décio Lima são as duas principais lideranças políticas de Blumenau e do Vale. Adversários nas últimas eleições uniram esforços e procuraram somar em torno da nova universidade.
O deputado federal teve a definição de que num primeiro momento haverá a expansão da Ufsc no Vale. Mas continua defendendo a incorporação do patrimônio físico, intelectual e humano da Furb como futuro da nova instituição superior. A unidade prevista deve começar com 10 novos cursos e cerca de 5 mil alunos. Décio Lima mantém o sonho de federalização da Furb.
Esta é rigorosamente a mesma posição do prefeito João Paulo Kleinubing. A Furb é uma fundação municipal, mas paga-se com a mensalidade dos alunos. A Prefeitura contribuiu anualmente com mais de um milhão de reais em forma de bolsas de estudos, com critérios fixados pela própria fundação.
A federalização da Furb, segundo Décio e Kleinubing, vai exigir mobilização futura das lideranças de Santa Catarina. O deputado ouviu no MEC que o ensino superior está dividido no Brasil entre o público federal, com 25%, e o privado, entre fundações e particulares, com 75%. O governo teme fortes pressões políticas irresistíveis de outros Estados se promover logo a federalização.

Blog do Moaciar Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário